JUSTIFICATIVA:
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. Pessoas que por algumas razões vivem por normas pré-estabelecidas na sociedade. Em outras palavras, o todo se impõe às necessidades individuais.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Ao trabalhar com a diversidade cultural do nosso país, abordamos a nossa identidade cultural e das várias culturas existentes em todo o nosso territorio nacional, fazendo relações, entrelaçando as diversas linhas de conhecimento e eixos temáticos. Assim, como contempla o referencial curricular nacional para educação infantil:
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade. (RCN, 1998, v.1, p.35)
O intuito é levar as crianças a refletirem sobre os hábitos, modo de vida, costumes, alimentação, vestuário, músicas, jogos e brincadeiras, animais preferidos, apresentando por meio de crianças, ou seja, as crianças brasileiras, assim se conscientizar de que a realidade de cada um é apenas uma parte de um universo maior.
OBJETIVO GERAL:
Ø Propiciar atividades que possibilitem aos alunos conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Artes visuais:
Ø Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Ø Organizar e cuidar dos materiais e espaços físicos da sala de aula.
Identidade e autonomia:
Ø Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos.
Ø Brincar.
Linguagem oral e escrita:
Ø Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
Ø Reconhecimento do nome de algumas pessoas do grupo e de elementos que compõem o espaço da sala de aula.
Ø Identificação das letras do alfabeto, relacionando-as os seus valores sonoros.
Matemática:
Ø Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problemas relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática (gráficos).
Movimento:
Ø Ampliar possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
Ø Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo.
Música:
Ø Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
Ø Reconhecimento e utilização expressiva , em contextos musicais de silêncio e sons (altura, timbre, duração e intensidade).
Ø Conhecer as músicas e os diferentes tipos de instrumentos musicais típicos do Brasil.
Natureza e sociedade:
Ø Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Ø Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
Conteúdos:
1. Regiões brasileiras: suas características e costumes;
2. Expressividade e linguagem oral;
3. Apreciação musical e de obras de arte;
4. Fazer artístico;
5. Número: quantidade e traçado.
6. Datas comemorativas.
Estratégias:
Contação de histórias, relatos de experiências vividas pelos alunos, produções artísticas, músicas, danças, dramatizações, jogos e brincadeiras.
Bibliografia:
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Nenhum comentário:
Postar um comentário