terça-feira, 13 de março de 2012

Nosso primeiro projeto - Todo dia, toda hora!

Este é o nosso primeiro projeto:  Período: de 23 de fevereiro à  16 de março de 2012.

Projeto:
Todo dia, toda hora!

JUSTIFICATIVA:
Ao iniciar o ano letivo é necessário proporcionar atividades de integração e adaptação ao novo ambiente escolar, novos colegas e professora. O ambiente escolar também deve ser explorado, pois conhecer os diferentes espaços que o compõe, que pessoas fazem parte deste contexto é muito importante. Além de valorizar as amizades existentes neste local.
Mais que fazer inúmeras atividades pretende-se trabalhar as regras de convivência, a rotina da sala de aula e escola, além de aprender através de brincadeiras e jogos.
A questão de identidade, da percepção do Eu neste espaço será abordada ao se trabalhar a identificação do nome, idade, inserção na família. As situações de aprendizagens propostas visam também que compreendam e construam a noção de tempo, através das experiências pessoais, conforme o referêncial curricular nacional para a educação infantil:
As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc.), são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhadas. (RCN, 1998, v.3, p.213)

Assim, os alunos serão convidados a ler e escrever números em diferentes contextos. O projeto “Todo dia, toda hora” reune a aprendizagem com a ludicidade.

OBJETIVO GERAL:
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos a contrução da noção de tempo e conhecimento de si mesmo, se descobrindo, sentindo que possuem um nome, uma identidade, e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade, e que acima de tudo são muito importantes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  Conhecer a história de seu nome e seu significado;
ü  Compreender a história de seus colegas a partir da sua;
ü  Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
ü  Identificar fontes históricas sobre sua vida;
ü  Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
ü  Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
ü  Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música, dança e brincadeiras;
ü  Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
ü  Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
ü  Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
ü  Desenvolver o interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
ü  Relacionar-se com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.




Conteúdos:


1.      Identidade:
1.1 Adaptação na escola
1.2 Nome (reconhecimento e escrita)
1.3 Data do nascimento e idade
2.      Números e quantidades;
3.      Percepção temporal – dias, semana, meses e ano;
4.      Valores (amizade e respeito=diálogo);
5.      Expressividade e linguagem oral;
6.      Apreciação musical e de obras de arte;
7.      Fazer artístico;
8.      Datas comemorativas.



Estratégias:
Contação de histórias, relatos de experiências vividas pelos alunos, produções artísticas, músicas, danças, dramatizações, jogos e brincadeiras.

Bibliografia:
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

STECANELA, Nilda. Avaliação Escolar: criando as condições para a elaboração e a expressão da síntese do conhecimento. In: STECANELA, Nilda; MORÉ, Marisa Mathilde; ERBS, Rita Tatiana. Fundamentos da Práxis Pedagógica v.2: Pedagogia. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. (p.233-267)

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 11.ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário