Conheça os objetivos, conteúdos e estratégias que vamos usar neste primeiro trimestre.
a) Objetivos a ser atingido pelos alunos:
Artes visuais:
Ø Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
Ø Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Ø Organizar e cuidar dos materiais e espaços físicos da sala de aula.
Identidade e autonomia:
Ø Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas.
Ø Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.
Ø Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos.
Ø Conhecer e respeitar as normas e regras de convivência da sala de aula e da escola.
Ø Brincar.
Linguagem oral e escrita:
Ø Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.
Ø Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
Matemática:
Ø Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Ø Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problemas relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
Movimento:
Ø Ampliar possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
Ø Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo.
Música:
Ø Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
Ø Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Natureza e sociedade:
Ø Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Ø Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
b) Conteúdos a serem desenvolvidos:
1. Identidade:
1.1 Adaptação na escola;
1.2 Nome (reconhecimento e escrita);
1.3 Data do nascimento e idade.
2. Números e quantidades;
3. Percepção temporal – dias, semana, meses e ano;
4. Valores (amizade e respeito=diálogo);
5. Regiões brasileiras: suas características e costumes;
6. Expressividade e linguagem oral;
7. Apreciação musical e de obras de arte;
8. Fazer artístico;
9. Datas comemorativas.
c) Estratégias:
Contação de histórias, relatos de experiências vividas pelos alunos, produções artísticas, músicas, danças, dramatizações, jogos e brincadeiras, entre outras que auxiliam nas aprendizagens dos alunos.
d) Avaliação:
Será de forma contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças e, o resultado alcançado por cada uma durante o desenvolvimento das aulas. Serão utilizados como instrumentos a observação sistemática, acompanhando o crescimento harmonioso da criança, nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor.
Será solicitado que, ao final de cada projeto, os alunos registrem (escrita ou desenho) o que mais gostaram nas atividades realizadas. Este registro será guardado e anexado junto aos pareceres descritivos. Assim terei mais um instrumento para avaliar as atividades e o projeto, visualizando o que foi significativo e o que pode ser melhorado.
"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )
Nenhum comentário:
Postar um comentário